quinta-feira, dezembro 01, 2005

Sessão Melhor dos Games



A Namco lançou,quase no fim do ano,seu arrasa-quarteirões de luta mais esperado do ano,Soul Calibur 3.Há quem diga que esse é um dos melhores jogos de luta já feitos,e eu sou um desses.




"É nóis na fita."


Perfeição é Pouco


Aqui em SC3,praticamente TUDO é perfeito.
Desde a movimentação dos personagens,a trilha sonora,a história,os modos de jogo,enfim,tudo que compõe o game,está impecavelmente bem-feito.
Incrível como eles conseguiram melhorar Soul Calibur (Dreamcast),passando por Soul Calibur 2(Gamecube,Playstation2,X-Box) até chegar neste.
Na verdade a série começou no Playstation One,com o jogo Soul Edge.Ok,naquela época,nada de gráficos extraordinários,nem de trilha sonora épica,mas o jogo tinha lá seu destaque.
Percebendo que a série tinha futuro,a empresa então decidiu lançar a sequência,Soul Calibur,para os arcades.Nem precisa dizer que foi sucesso absoluto.Tudo lá impressionava e era extremamente realista,fácil e divertido de jogar.

Com a chegada dos vídeo-games 128 bits,em especial o Dreamcast (DC),a Namco decidiu passar seu trunfo para os vídeo-games,o que não seria uma tarefa fácil.Muitos achavam quase impossível.
Mas eis que o console da Sega não decepcionou e conseguiu adptar FIELMENTE o jogo dos arcades,que aliás,ficou até melhor no vídeo-game (grande Dreamcast...não merecia ter morrido....não merecia).
Anos mais tarde,com a chegada do Gamecube,X-Box e Playstation 2,a Namco preparou uma sequência,Soul Calibur 2,que trazia uma novidade: um personagem exclusivo para cada console.
Assim Link (da série Zelda) ficava no GC, Spawn (dos quadrinhos) no X-Box,e Heihachi ( da série Tekken) no Playstation2.
O game também foi sucesso absoluto, apesar de não apresentar tantas novidades assim em relação ao seu predecessor....algum tempo se passou então sem que ninguém se pronunciasse sobre um 3.Até que a Namco faz um anúncio oficial sobre o game,e,pra surpresa de todos,dessa vez ele seria exclusivo para o Playstation 2!!!


A Nova Aventura


Mais uma vez a espada maligna,Soul Edge,ameaça a paz do mundo!Apesar de ter sido destruída nos jogos anteriores,infelizmente ela foi dividida em vários fragmentos que acabaram se espalhando ao redor da Terra.E é claro que você,na pele de algum dos personagens,vai ter que limpar a bagunça!

Mas nem todos aqui são bonzinhos,claro.Cada lutador tem seus motivos e inimigos próprios,e cada caminho que você segue leva a desafios diferentes!
Por falar em lutadores,vários deles que deram as caras nos jogos anteriores estão aqui de novo,como Kilik,Xianghua e Nightmare,e três novos apareceram,Tira (sim,esse é o nome dela), Sazalamel e Satsuka (saúde!).
Jogando no modo Tales of Souls,você descobre a história e os propósitos de cada um,e se eles querem destruir a espada maligna ou pegá-la para si.Escolhendo caminhos diferentes na história leva a finais diferentes,e cada jogador tem pelo menos dois finais.
Os finais dessa vez são com os gráficos do jogo,ou seja,tipo um pequeno filme,e saíram aqueles desenhos que apareciam no final nos jogos anteriores!!!Yes!!!


A Perfeição dos Cenários


Soul Calibur sempre teve cenários de babar, e este episódio não poderia fugir à regra!
Todos eles são construídos com o mais puro 3D,ou seja,nada de cenários desenhados e mal-feitos.Tudo foi cuidadosamente desenhado antes,planejado,pesquisado e feito para que tivesse o máximo de realismo.
No cenário do Cervantes,por exemplo,você luta em um barco pirata afundando,no meio de uma tempestade,em pleno alto-mar.Os efeitos de ondas nas águas é tão realista que você não sabe se joga ou se fica admirando a paisagem!!!
Cada lutador tem o seu próprio cenário,e há alguns com até duas versões (uma de dia e outra de noite,por exemplo).Como sempre há um círculo no meio,em que os lutadores ficam (no bom sentido),com a clássica queda se você quiser dar uma de Coyote e Papa-Léguas.(o carinha sumindo e caindo lá no fundo[puf!]).


A participação da Orquestra Sinfônica das Freiras Virgens


Como não poderia deixar de ser,a trilha sonora de Soul Calibur,simplesmente,DESTRÓI qualquer outro jogo.
Muito bem feita.Parece que os caras contrataram uma orquestra somente pra fazer as músicas do game!!!
Não,você não vai ouvir a Thathi Quebra-Barraco por aqui,nem a Lacraia ou o Tiririca,e sim a mais pura música clássica,estilo medieval!!!Coisa boa quando se está cortando pescoços com espadas!!!

Cada opção de jogo tem um estilo de música diferente,por exemplo,quando você entra pra escolher os modos de luta,a música é mais suave,quando você está na batalha,é mais agitada.
Cada cenário tem sua própria música,e,se você tiver Dolby Surround em casa,ligue logo o aparelho e desfrute dos efeitos sonoros,que também dão show!!!!
Todos os personagens tem vozes (exceto Voldo,ele é meio mudo e só solta grunhidos estranhos),e o som das faíscas saindo quando as armas raspam umas nas outras vai fazer você chorar.Chuif....isso que é jogo....


Os Milhões de Modos


Como a Namco sabia que fazer uma simples sequência ia deixar os fãs decepcionados,ela tratou de incrementar o jogo colocando vários modos diferentes,além dos já conhecidos antes!!!
Dessa vez,você pode participar de torneios no modo Versus,comprar filmes,ilustrações,demonstrações de lutas,armas,itens,cenários,participar de um modo conquista (muito interessante),novo modo de missões ( uma mais doida que a outra)e,o mais legal do game,o modo de criar o próprio jogador!!!Lá você escolhe entre diversas profissões (ladrão,NINJA,cavaleiro,NINJA,feiticeiro,NINJA.....) entre muitos outros!!!!
Depois é só escolher as características (olhos,roupas,armas) e colocar um nome na criatura!!!!
Particularmente eu já tentei fazer o Seu Madruga,mas ainda não consegui...quem sabe um dia....


Nem Tudo é Perfeito


Bom,já dizia o velho Mestre Pai Mei, nem todo jogo é perfeito (só o sagrado Zelda 64),e,por aqui,não poderia deixar de ser assim.
O único erro de Soul Calibur 3 é tão tonto,mas tão tonto,que não sei se se os caras não fizeram mesmo ou não deu tempo de fazer.
O que é ?Simples!
Sabe quando você começa um jogo,e escolhe o nível de dificuldade (fácil,médil,difícil?)Pois bem.
Em SC3 não dá pra escolher o nível!!!!
Você começa zerando,os carinhas vão ficando difíceis,até que chega em um indivíduo que é tão casca-grossa,que você passará muito tempo de sua vida tentando mandá-lo para o além. Jogadores iniciantes terão que ralar muito para zerar o jogo.
Não fosse esse pequeno lapso,o jogo estaria 100 % perfeito.
Só por isso,tá 98%.Hehe
Mas nada que 3456,7 horas de jogo ininterrupto não resolvam!!!! ; )


Finalizando...


Soul Calibur é,sem dúvida,um dos melhores e mais bem caprichados jogos de luta já feitos para os vídeo-games,e o terceiro episódio da série não foge á regra.
Esse é um daqueles jogos que você TEM que ter na prateleira.
Daqueles jogos que,se você põe do lado de outros,eles ficam até com vergonha.
Então alugue logo,compre,ache,e chame seus amigos pra uma jornada rumo a lendária Soul Edge e a lendária Soul Calibur!!!!!
O que você está esperando???

Nenhum comentário: