quinta-feira, junho 07, 2007

Sessão Eu Me Lembro

Rá-Tim-Bum









Em meados dos anos 80,a Tv Cultura nos brindava com programas como Glub-Glub,desenhos toscos de massinha e os eternos programas ecológicos.Mas foi a época de um programa totalmente brasileiro,produzido pela própria emissora,e que é lembrado por muitos até hoje : Rá-Tim-Bum.Você Lembra?



Senta Que Lá Vem a História



Rá-Tim-Bum começava com uma abertura muito legal,que lembrava muito uma armadilha que o Tom fez pro Jerry em um dos seus episódios,mas,neste caso,a engenhoca toda servia apenas para apagar a vela do bolo.Repare que tudo começa com o ratinho querendo pegar o queijo,será que era um homenagem?^^
Bem,o programa não tinha uma história em si,era dividido em vários blocos,uns feitos em estúdio,outros,na rua mesmo,e no meio havia algumas animações de curto tempo entre um bloco e outro.


Havia uma garota,que sempre ficava em um quarto,com sua boneca,e tudo era gigante,pra dar a impressão de que ela era pequena.Ela sempre conversava com a câmera,pra dar a impressão de que estava falando com a gente ( quem lembrar o nome dela ganha um prêmio ).Outro bloco bastante legal era o "Viu,como se faz!" em que eles mostravam o processo de criação de algum produto ou alguma coisa nesse sentido,embalados em um "rap" contagiante.E quem não se lembra daquela esfinge que surgia das catacumbas da pirâmide e fazia umas perguntas no mínimo...hã...óbvias?Ok,deviam ser difíceis pra crianças de 3 anos. XD


Tinha outro sujeito também,o Euclides,( o eterno garoto-propaganda da BomBril) que morava sozinho em uma casa e vivia conversando com uma cobra.Bem,analisando dessa maneira,começo a achar esse cara meio estranho...hehe brincadeira!
O detetive do pedaço era o Máscara,que tinha um ratinho que o auxiliava ( na verdade o rato que solucionava os mistérios ),e era um dos meus personagens favoritos,porque era o mais "super-herói".


Indo para a categoria de personagens bizarros,havia um pinguim(!) que tocava piano(!!).Ok,o cara lembrava um pinguim,mas tinha o nariz de cenoura,e sempre vivia em um cenário com frutas gigantes(!!!).
Lembro também de três porcos,um porco e duas porcas,que tomavam banho juntos(!).É,eu também tinha um pouco de medo deles,pois a maquiagem era tanta que eles pareciam porcos de verdade!


No meio do programa,aliás,na tv da menininha que citei lá em cima,passava um telejornal,em que o apresentador ( um boneco ) vivia flertando com a repórter ( uma atriz com uma peruca azul e nariz estranho ),e tinha também o camera-man,muito engraçado,por sinal!
Outra parte que eu gostava era de dois E.t.s,que vinham voando em uma nave,e passavam pela cidade sempre procurando algum objeto no meio da multidão.


Mas o mais famoso mesmo,ídolo das multidões,era o Professor Tibúrcio!Que aliás,me dava calafrios ( recentemente descobri que não era o único ).Vou explicar porque :

- O sujeito vinha voando do nada,como se estivesse correndo;

-Tinha um cabelo esquisito;

-Tinha a pele branca e os lábios pretos;

-Andava por toda a tela desafiando as leis da gravidade ( poderes do além );

-Enfim,o cara era muito bizarro!


Os personagens do programa raramente se encontravam,salvo algumas vezes em que o Máscara solucionava alguns mistérios para o Euclides,ou vice-versa.
Mas enfim é claro que eu não posso me esquecer do quadro mais famoso do programa, o "Senta que lá vem história",em que eram mostradas histórias diferentes em todos os programas ( quem não se lembra da história do garoto que se apaixonava por uma sereia ?O coitado do moleque deve estar traumatizado até hoje!).
Sem contar aquela família que apresentava show de circo,ou aquele senhor que comandava um show com as meninas em uma piscina de natação.


Enfim,o programa reunia diversão,informação,e brincadeiras para a criançada,e mais tarde gerou um "filho",digamos assim,o Castelo Rá-Tim-Bum,mas isso é assunto pra outro artigo...

Claro que,comparado aos programas de hoje em dia,você pode até achar Rá-Tim-Bum incrivelmente tosco,devido aos efeitos que os caras usaram,mas mesmo assim,hoje acho que ele já é um clássico,na mente de tantas crianças que ele traumatizou com tantos personagens bizarros.Ops,digo,na mente de tantas crianças que ele encantou por criaturas fantásticas.


Longa vida ao Rá-Tim-Bum!!!
= ]



E diga-se de passagem...não fazem mais programas como antigamente...
(No bom sentido hein!)

Um comentário:

Laiz disse...

o nome da garot com a boneca era NINA e a boneca CARECA que até hj não sei o pq do careca que ela nunca chegou a contar axo

muito boa sua memoria...