terça-feira, julho 18, 2006

Sessão de Olho na Tela


O Fim do Vídeo-Game "Arte"?



Hã?Estaria o vídeo-game "arte" chegando ao fim?
Jogos clássicos como Shenmue,Shadow of Colossus,ou até mesmo inovadores,como Killer 7,estariam sendo substituídos pelos Gta's da vida?


A verdade é que,inacreditavelmente,os melhores jogos,aqueles considerados praticamente perfeitos,não vendem muito.A galera vai atrás de coisa mais descerebrada,como Gta,The Sims,Medal of Honor e coisas do tipo.Shadow of Colossus,por exemplo,é um jogaço,inovador pra caramba,quase não tem loadings,a idéia do jogo é bem original : você precisa derrotar 16 gigantescos montros ( chamados de Colossus no game ) pra poder reviver sua amada,que foi sacrificada pelos anciões de seu povo.Mas não pense que é fácil : você tem que descobrir um jeito de achar o ponto fraco de cada um deles.


Killer 7,lançado pra Playstation 2 e Gamecube,era um jogo diferente,e até meio confuso,mas inovador.Através de um senhor de cadeira de rodas,você controlava outros sete personagens,que na verdade eram as próprias personalidades do velho,só que virtuais.Esquisito?Um pouco.


E o que dizer de Shenmue,em que você guiava Ryo,em busca de vingança pela morte de seu pai,em plenas ruas do Japão de 1986?Nesse jogo você dormia,acordava,trabalhava,mexia em objetos,andava em veículos,lutava,conversava,treinava,e ( ok,só as vezes ) apanhava.


E ainda há Okami,lançado recentemente,em que você controla um deus em forma de uma raposa: os gráficos são 3-d misturados com 2-d,criando um visual único e muito belo.Apesar da história e da inovação,o game não foi muito bem em vendas no Japão.


O que está havendo aqui é o mesmo caso do cinema : não é preciso que um jogo tenha gráficos soberbos,violencia desenfreada e trilha sonora cantada pra ser um jogo bom.Basta ser um jogo inteligente,oras!Que desafiem o jogador,e não façam ele sair simplesmente atirando em tudo o que se mexe.Por isso,na minha opinião,os melhores jogos ainda são os japoneses,porque dos americanos,quase nada se salva.Do lado da Europa temos o Rayman,que é um excelente jogo plataforma,e do lado dos brasileiros...hã,bem,pula essa parte...


Cuidado com a imposição dos americanos,eles querem que gostemos das musicas deles,dos filmes deles,e agora,querem que gostemos dos jogos que eles dizem que são bons?Qualé,cara...opinião minha,mas Gta,50 cent, é fim de carreira.Nada contra se você curte,mas,enfim...
Vasculhe os sites,olhe bem nas prateleiras,folheie aquela sua revista velha...e vá atrás de bons jogos!Sua inteligencia agradece!

Nenhum comentário: