sexta-feira, novembro 21, 2008

Back


Depois de um milhão de anos sem postar, eis que o Ninja-mor da longínqua cidade de Araçatuba retorna, depois de uma peregrinação pelos departamentos da prefeitura municipal. Não que isso faça muita diferença,mas, depois de tanto tempo sem postar...aliás, acho que fiquei devendo uma coisa aqui! Depois de tantos vídeos que postei, notícias,pôsters,chaveiros e figurinhas adesivas de Batman - O Cavaleiro das Trevas, acho que fiquei devendo uma resenha. Não me leve a mal, leitor, mas uma resenha desse filme não pode ser feita de uma hora para outra. É preciso assistí-lo várias vezes, entendê-lo, analisá-lo pra depois formar uma opinião concreta. E, bem, já que estamos aqui, vamos à ela!

Ninja HP Orgulhosamente Apresenta...


A Resenha de Batman - O Cavaleiro das Trevas ou, melhor dizendo, Coringa - O Príncipe Sujo do Crime


Você deve ter estranhado o título acima, mas calma, eu vou explicar. Na verdade, não quero fazer aqui uma resenha, mas um breve estudo do filme. Depois de tê-lo assistido várias vezes, cheguei a conclusão de que esse não é um filme do Homem-Morcego, e sim do Coringa. Vamos aos fatos:

-A cena inicial do filme, ou seja, a abertura, já começa com o Coringa (detalhe, essa cena toda foi rodada em IMAX). Depois de vermos o assalto ao banco, em que o palhaço termina colocando uma granada na boca do banqueiro, ele já solta uma das suas primeiras ( e memoráveis ) frases : "O que não te mata simplesmente te torna...estranho." - Somos apresentados então á brilhante atuação de Heath Ledger, caracterizado como um Coringa totalmente diferente dos quadrinhos, sujo, com cicatrizes, e o mais diferente : sério.

-Logo na segunda cena em que ele aparece ( a famosa cena do lápis ) ele já mostra a que veio. Perceberam? O filme todo foi feito para o Coringa. As melhores falas são dele, as melhores cenas são dele, o primeiro personagem que aparece,é ele, e ( SPOILER ) no final, ele acaba conseguindo o que queria. Nolan ( o diretor do filme ) disse que o Coringa seria como uma "força da natureza" que atravessaria o filme. Bobagem, o Coringa é o personagem central do filme. Aconteceu que o Batman acabou ficando em segundo plano, como eu temia, e como foi o primeiro filme do Tim Burton. Mas isso já estava ficando óbvio, desde as primeiras informações sobre o filme.

-Otro ponto.Qual foi a primeira imagem revelada do filme? O Coringa! De quem eram os jogos virais que pipocavam na internet, e deixava todo mundo doido atrás de pistas?Dele também! Tudo foi feito em torno dele! No primeiro filme, se preocuparam em mostrar o treinamento e aperfeiçoamento do Batman, e não se importaram muito em contar as origens dos vilões. Mas nesse segundo, parece que se esqueceram de mostrar o desenvolvimento do Batman, como se ele já estivesse pronto, e nesse sentido TDK ficou devendo.

-Isso tudo se deve ao fato de que o Coringa é um personagem FODA, tanto que chega a ofuscar o Batman. E não teve jeito. Assim como Jack Nicholson ofuscou Michael Keaton no passado, Heath Ledger ofuscou Bale, que não esteve ruim, ao contrário, esteve ótimo, apesar de exagerar um pouco na hora de falar como Batman. = )

-Mas é obóvio que o mérito do filme não fica só para o Joker ou o Morcegão. Temos que destacar aqui a atuação de Aaron Eckhart como o Dent/Duas-Caras. O cara mandou bem, e convenceu tanto como herói, tanto como vilão. Quem não botava fé no cara se arrependeu , assim como a nova Rachel Dawes, que como muitos disseram , "trouxe mais vida a personagem ". Discordo. A nova Rachel é quase igual a outra Rachel, embora um pouco mais agressiva, digamos. Michael Caine sempre ótimo no papel do mordomo Alfred, com aquele ar inglês e sempre sarcástico, superando ( e muito ) o antigo mordomo da série, Michael Gouch ( não que ele fosse ruim, claro ).

-E o sempre honesto tenente Jim Gordon, interpretado mais uma vez pelo brilhante Gary Oldman, que não faz feio perto do elenco, e traz a vida um dos mais importantes personagens do universo Batman. Por último, e não menos importante, Morgan Freeman, como Lucius Fox, agora com um papel mais representativo dentro das empresas Wayne.

Todos eles, sem exceção, contribuíram para o filme se tornar o sucesso que foi. Dizer que o filme só tem Heath Ledger, ou que ele rouba o filme inteiro, seria injusto, e muito injusto. Não é fácil você vestir uma fantasia de morcego e impor respeito. Bale acabou se saindo como o melhor Homem-Morcego, e isso é quase unanimidade entre os fãs ( exceto entre as tietes do George Clooney ). A intrincada história também ajuda, mesclando um pouco de Longo Dia das Bruxas com A Piada Mortal ( pra quem não conhece, uma ótima leitura ).

No fim das contas, o filme não superou minhas expectativas, mas, vamos dizer que ele atendeu a elas. Isso devido a essa onda de politicamente correto que assola os cinemas americanos ultimamente. Oras, O Batman mete a cara do Coringa no espelho e ele nem fica sujo de sangue? Nem um pouquinho?? E o que dizer do Batman, que no final do filme, toma um monte de golpes de pé-de-cabra ( repito: pé-de-cabra ) e nem um cortezinho no rosto? Mas isso são coisas que dá pra relevar. O que não dá pra relevar são as cenas impossíveis do filme. Claro, eles ficaram MUITO legais, mas, convenhamos, como um caminhão daquele tamanho ia dar um capote daqueles?! E aquela história da digital no BURACO DA BALA?!E o Bat-Sonar??!(SPOILER) Batman matando Harvey no final?!WTF?!

Claro que o filme não é perfeito, e isso se dá á grande expectativa que a maioria tinha em torno dele. Isso é um problema com grandes filmes. Ainda mais depois que Ledger morreu, a expectativa subiu lá na alturas. Pessoas que nem sequer conheciam o Batman foram assistir ao filme, só pela curiosidade mórbida de ver o último trabalho do ator. E não me venha dizer que isso não aconteceu, porque aconteceu sim. É por essas e outras que TDK não será superado. Talvez daqui a uns vinte anos, quando eles reinventem de novo a franquia e criem um novo Coringa. XD

No fim das contas, Batman O Cavaleiro das Trevas é sim uma ótima adaptação dos quadrinhos ( repito: ADAPTAÇÃO ). Isso quer dizer que nem tudo que está ali é igual ao original ( não espere ver o Coringa sujo e maltrapilho nos quadrinhos ), e agradou bastante a todos, pelo ótimo resultado de bilheteria. Talvez superestimado, talvez não, o fato é que o filme fica entre os melhores de adaptações de histórias em quadrinhos. E vamos nessa que o DVD duplo vem aí!!!
; )

Nenhum comentário: