quinta-feira, maio 22, 2008

Seção Eu Assisti


Resenha : Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal








Quando George Lucas apareceu com a idéia de realizar Caçadores da Arca Perdida para Steven Spielberg, acho que ele não tinha idéia de onde estava se metendo. Hoje, a série Indiana Jones é sucesso mundial e referência para muitos outros filmes. Vinte anos depois do último longa, a dupla, mais uma vez com Harrison Ford e o maestro John Williams, voltaram para trazer às telas a quarta aventura do arqueólogo aventureiro. Porém algumas dúvidas pairavam sobre a produção. Alguns diziam que Ford estava muito velho para o papel, muitas versões do roteiro foram feitas, mas, no final, eles conseguiram. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal tem tudo para agradar os fãs antigos e mostrar aos mais novos como se faz um bom filme de aventura. Então segure seu chapéu e vamos dar uma pincelada na história do filme!


Entrando na Guerra Fria


Indy IV se passa alguns anos após os acontecimentos do último filme. A Segunda Guerra acabou, e agora os americanos têm outra preocupação : os soviéticos. O país está entrando na Guerra Fria e os russos estão atrás de um artefato que está guardado dentro da área 51, mais precisamente naquele armazém visto no final de Caçadores da Arca Perdida. Só que eles não sabem exatamente onde está, mas eles estão com quem sabe. É nessa hora que surge o velho chapéu empoeirado no chão, quando uma mão o pega e o bota na cabeça, a velha música chega aos nossos ouvidos, um close no rosto de Harrison Ford e tudo faz sentido : Indiana Jones está de volta.



Após uma briga dentro do armazém, com direito a explosão de caixas e um rápido flash da arca perdida, Jones retorna a sua vida normal de professor. Mas acontece que o FBI está atrás dele devido as suas aventuras na Área 51, e isso o força a abandonar a carreira na faculdade e mudar-se para Londres. Porém antes de chegar lá, ele recebe o convite de um jovem, Mutt , para ajudar a encontrar um raro artefato conhecido como a Caveira de Cristal. Caso não a encontre, sua mãe e seu amigo Oxl correm perigo de vida. Indiana decide ajudar o garoto e os dois partem em busca da caveira, sendo perseguidos pelos soviéticos. Daí para frente o filme é diversão pura e a nostalgia pouca é bobagem!


Harrison Ford mostra que, mesmo com 62 anos, ainda tem fôlego suficiente para viver o arqueólogo mais uma vez nas telas. É impressionante como, depois de quase vinte anos, ele ainda mantém o mesmo pique, as mesmas tiradas, socos e pulos dos filmes anteriores. Outra que também dá o ar de sua graça é Marion, do primeiro filme, interpretada exatamente do mesmo jeito que a conhecemos. Para reforçar o elenco, temos a bela Cate Blunchet como uma soviética durona, que não faz feio, mas também não chega a impressionar.


Shia LeBouf aparece como o jovem e rebelde Mutt, e dá um novo fôledo para a série. Ah, e se dessa vez não pudemos ter a relação do pai de Indiana e ele, temos a relação de Indy com seu filho, que, adicionada a presença de Marion, dá um clima de "família indy" ao filme. Steven Spielberg mostra que sabe como conduzir uma boa história: a clássica música tema toca nos momentos certos, as cenas de luta estão muito bem feitas, assim como os efeitos especiais, cortesia de George Lucas e sua empresa, a LucasArts, o filme é cheio de referências aos anteriores, e é aconselhável você dar uma assistida neles para não ficar perdido no cinema.


A única reclamação ao longa é quanto ao roteiro, que não é ruim, mas digamos, um pouco diferente dos anteriores. Enquanto nos outros filmes Indy lidava com questões mais sobrenaturais/espirituais, neste ele lida com vida fora de nosso planeta. Um assunto diferente para os fãs do aventureiro, mas que nem por isso deixa de ser interessante, afinal o filme se passa na mesma época do famoso incidente Roosevelt, em que uma suposta nave teria caído nos EUA, e seus destroços tinham sido levados para a Área 51. Mas afinal, se podemos aceitar a existência da Arca da Aliança e do Cálice Sagrado, porque não de vidas extra-terrestres? =D

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal acerta em cheio por simplesmente não mexer na fórmula que consagrou a série. Nele você encontrará o mesmo clima de aventura, humor e ação que viu nos filmes anteriores. Steven Spielberg, George Lucas e Harrison Ford conseguiram, e provaram que alguns ícones do cinema continuam mais vivos do que nunca, e o que é melhor, com fôlego para muitas outras aventuras. Então vá ao cinema sem medo de reviver a infância e acompanhe o Dr. Jones em mais uma incrível aventura nas telonas!


Bom divertimento!!!

Nenhum comentário: